Release do livro "Chaves a História Oficial Ilustrada

   Mais rápido que uma tartaruga! Mais forte que um rato! Mais inteligente que um asno! Seu escudo é um coração… É o Chapolin Colorado! Tá, tá, tá, tá, tá!”, Tá bom, mas não se irrite!”, Isso, isso, isso, isso… , É que me escapuliu…, “Foi sem querer querendo”.
Durante 25 anos consecutivos, esses jargões de Chaves e Chapolin Colorado são adotados por milhões de pessoas na linguagem cotidiana. Agora, a editora Universo dos Livros presta esta merecida homenagem ao seu criador, o ator mexicano Roberto Gómez Bolaños.
Chaves – A história oficial ilustrada revela o lado humano do escritor, roteirista, ator, diretor, dramaturgo, comediante, compositor e escritor de poemas românticos. Com dezenas de fotos, traz ainda uma compilação de entrevistas com o ator, depoimentos de famosos e cartas escritas pelas suas filhas a seu respeito.
    Bolaños quando pequeno sonhou em ser jogador de futebol profissional; na adolescência, boxeador e engenheiro (estudou por dois anos). No entanto, com o passar do tempo, descobriu casualmente sua verdadeira vocação: divertir pessoas com seu senso de humor. Deu seus primeiros passos em sua trajetória profissional na agência de publicidade D’Arcy. Sua originalidade o levou a escrever roteiros de comédia para o programa Cómicos y Canciones Adams, da dupla Viruta e Capulina nos anos 1960.
    Curiosamente, foi em sua estreia como roteirista cinematográfico (no filme Los legionarios, de 1958), que o diretor Agustín P. Delgado o apelidou de “Shakespearito” (diminutivo de William Shakespeare). Estava dado o insight para adotar um nome artístico, numa versão castelhanizada – ou seja, Chespirito. A sua própria série veio primeiramente com o nome de El ciudadano Gómez Sabados de la fortuna e depois modificada para Chespirito.
      Dentre os esquetes mais famosos, destacam-se Chômpiras (no Brasil, também conhecido como Chaveco), Chaparrón Bonaparte (Pancada Bonaparte) e Doutor Chapatin. E, é claro, o mais inesquecível deles – Chaves. Outro que se destacou de imediato foi Chapolin Colorado.
        Por trás das facetas de seus personagens e dos bastidores dos seriados, Chaves – A história oficial ilustrada também revela a vida íntima do comediante, pai de seis filhos do primeiro casamento. Com a fama de valente e briguento na juventude, mas também galanteador e mulherengo, ele cultivou várias paixões ao longo da carreira até conquistar o amor da atriz Florinda Meza Durante (a dona Florinda do seriado Chaves). Após 27 anos vivendo juntos, eles se casaram em 2004.
         Em oito décadas de vida, Bolaños ainda conserva a veia humorística. Seu legado o coloca no panteão dos comediantes mais marcantes e criativos, ao lado de Charles Chaplin, Buster Keaton, do conterrâneo Cantinflas e tantos outros. Eis aqui uma lição de vida e humildade dessa persona, cuja dignidade vai além de seus personagens imortalizados na história da televisão. Um apaixonado pela profissão de ator e, principalmente, pela arte de fazer as pessoas rirem que, sem querer querendo, conquistou corações e mentes de quatro gerações de jovens e adultos. E que continuará fazendo muita gente se divertir e repetir seus jargões com seu humor pueril e inteligente.
Ficha Técnica
Livro: Chaves – A história oficial ilustrada
Autor: Roberto Gómez Bolaños
Tradução: Mauricio Tamboni
Editora: Universo dos Livros
Nº de pág.: 208
Preço: R$ 34,90

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Foto Falsa da Turma do Chaves com Narcotraficante colombiano repercute nas redes sociais

Chaves = Episódio Perdido Mundialmente : As Goteiras na Casa do Seu Madruga - 1973